quinta-feira, 10 de maio de 2012

MÉDICO PROPÕE CRIAÇÃO DE AME REGIONAL

Na célere evolução, que nos tempos presentes a doutrina espírita experimenta, é gratificante saber que, o exemplo do “amai-vos uns aos outros...”, começa a ensejar a movimentação de muitas classes e setores, na promissora perspectiva de refinar e humanizar as relações entre os seres.
A par do espantoso avanço das comunicações, a aparente evolução dos relacionamentos, em verdade, revela uma precariedade nos entendimentos e a necessidade de propostas concretas, conclusivas, que visem humanizar esses encontros, particularmente no seu mais delicado item que é a relação médico paciente.
Um corajoso e ousado passo foi a criação das AME’s – Associação Médico Espírita, que certamente instado pela espiritualidade, vem arregimentando nas cidades, nos estados e no país, profissionais conscientes e afinados com a nova realidade, almejando a tão sonhada espiritualização e humanização dos procedimentos.
Expressivos nomes na área médica e fora dela se posicionam ante o importante projeto, num singular empenho de alentadoras esperanças para sua concretização.
Taubaté, uma cidade inovadora, acolhendo e encampando o PROJETO – AME, dá mostra de coragem e visão futura, ao desenvolver a disciplina optativa “Medicina e Espiritualidade”, que já está no segundo ano na nossa Escola de Medicina.
O empenho, a determinação e o extraordinário senso de humanidade de um profissional médico tornaram isso possível. Dr. Alexandre Serafim, neuropediatra, professor da Universidade de Taubaté é o Coordenador da Disciplina de Medicina e Espiritualidade do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté.
Instado sobre a possível criação da AME-REGIONAL DO VALE DO PARAÍBA, ele se entusiasma, esmiuçando o assunto: 
“Atualmente estamos desenvolvendo a proposta de criar a Associação Médico Espírita do Vale do Paraíba, vinculada a AME SP e AME Brasil, visando unir médicos e profissionais da área de saúde da nossa região, no interesse, não apenas de aprimoramento teórico-prático dos profissionais nas questões espirituais relacionadas a saúde, como também no desenvolvimento de pesquisas nesta área; não esquecendo da importante integração social e apoio a alunos e recém formados.”

CIÊNCIA, ESPIRITUALIDADE E SAÚDE
Ressaltando sua observação no crescente interesse da ciência no entendimento da influência da fé, religião e espiritualidade na saúde das pessoas, nosso entrevistado prossegue:
“Iniciamos em março de 2011 a nossa Disciplina de Medicina e Espiritualidade como matéria optativa para os alunos do segundo ano da Medicina. Foram aproximadamente quatro anos de estudo para melhor entendimento do assunto, com uma grande colaboração no último ano dos amigos da Associação Médica Espírita de São Paulo.” 
E continua:
“Pensei na criação desta Disciplina por observar ao longo dos anos, como professor e médico, no grande desgaste do relacionamento médico paciente, na impaciência do médico durante o seu atendimento, na evolução tecnológica da medicina dando muito mais importância as partes do que ao todo, tirando um pouco da característica humanitária da função do médico. Além de observar que nos últimos anos há um crescente interesse por parte da ciência no entendimento da influência da fé, religião e espiritualidade na saúde das pessoas; mostrando grandes benefícios quando associadas aos tratamentos médicos.”
Esperançoso, conclui:
“Desta forma pretendemos encaminhar e orientar nossos alunos para uma medicina não apenas tecnológica como também mais humana e fraternal entendendo a espiritualidade e religiosidade dos seus futuros pacientes e como utilizar estes mecanismos no auxílio aos tratamentos.”
Oportuno registrar que o Dr. Alexandre Serafim é expositor espírita, com abalizadas e profundas palestras realizadas; é natural de São Paulo – Capital, casado com a arquiteta Patrícia P. N. Serafim e tem dois filhos.

Texto publicado no jornal Diário de Taubaté em 25-26/02/2012
Ao término da matéria, o que se espera é que, em breves tempos, a tão sonhada humanização das relações não seja praticada por um setor de atividade apenas, mas por todos os que abriguem em seus corações a caridade e tenham seus atos e passos, regidos pela humildade.